Com a chegada do inverno, as chuvas diminuem, o frio aumenta e a quantidade dos mosquitos Aedes aegypti e outros insetos também diminui consideravelmente. Porém, é um engano achar que não precisamos ficar atentos nessa época do ano porque sabemos que os ovos depositados pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti podem ficar viáveis por até um ano, bastando na época chuvosa entrar em contato com água para iniciar o seu desenvolvimento. Assim, mesmo com o frio as fêmeas do mosquito Aedes aegypti continuam procurando um lugar para colocar os seus ovos e garantir que a próxima época chuvosa todos os seus ovos eclodam e cheguem a fase adulta.
Sem contar que, mesmo com pouca chuva os mosquitos da dengue encontram uma forma de se reproduzir, e uma delas é aproveitar o esquecimento ou a falta de atenção das pessoas, que por acreditarem que com o clima desfavorável o mosquito não irá se proliferar, descuidando-se com os possíveis criadouros do mesmo.
Além disso, agora é a hora de evitar uma possível epidemia na próxima estação quente/chuvosa, pois os ovos colocados agora, certamente serão os mosquitos do próximo verão.
Por isso, devemos continuar alertas e atentos às calhas, vasos, copos descartávies e outros recipientes que possam acumular água e, portanto ser um criadouro em potencial.
Lembramos que a prevenção deve ser contínua e só terá êxito se cada um fizer a sua parte.
Contamos com a colaboração de todos no combate à dengue na Cidade Universitária.
Para mais informações: http://www.medicina.ufmg.br/noticiasinternas/?p=419.
Equipe do Programa de Prevenção à Dengue da COCESP
"Cidade Universitária Meu Ambiente"
Nenhum comentário:
Postar um comentário