Resultados do monitoramento do Aedes aegypti


Resultados mensais do monitoramento do Aedes aegypti na Cidade Universitária


A atual equipe do Programa Cidade Universitária Meu Ambiente de prevenção à Dengue começou as atividades de monitoramento da presença do vetor Aedes aegypti somente no mês de outubro de 2010. Deste modo, seguem abaixo apenas os resultados obtidos a partir desta data:

Técnicas de coleta
Total
Adultrap
Aspiração
Larva
Outras Técnicas
Meses
Out/10
0
0
0
0
0
Nov/10
0
0
0
0
0
Dez/10
0
0
0
1 ♀
1
Jan/11
Não houve coleta.
Fev/11
3 ♀
24 ♀ e 10 ♂
0
9 ♀ e 1 ♂
47
Mar/11
2 ♀
7 ♀ e 1 ♂
24
5 ♀
39
Abr/11
1 ♀
2 ♀
0
1 ♀
4
Mai/11
0
0
0
1♀
1
Jun/11
0
0
6
0
6
Jul/11
0
0
0
0
0
Ago/11
0
0
0
0
0

Set/11
0
0
0
0
0


Por que tivemos esses resultados?

Observando o gráfico abaixo, podemos notar que nos meses de fevereiro e março ocorreu um maior número de mosquitos Aedes aegypti coletados em comparação aos outros meses (outubro, novembro, dezembro, abril, maio, junho e julho). Podemos entender a variação na quantidade de Aedes aegypti coletados como sendo causada por dois motivos. Um por que as condições climáticas do verão são propícias para procriação dos mosquitos e outro devido a muitos criadouros de larvas terem sido erradicados em meados de março.





Por que a prevenção contínua é importante?

Diante dos dados acima expostos, enfatizamos a importância da prevenção contínua sugerida por esta equipe, no sentido de evitar que o mosquito Aedes aegypti encontre criadouros para se multiplicar. Mas esta atitude preventiva deve ser adotada durante o ano inteiro para que não ocorra uma infestação no campus em épocas que as condições climáticas favorecem a proliferação do mosquito.
Sendo assim, reforçamos que a responsabilidade é de todos, assim como o ônus e o bônus, pois manter a Dengue fora da Cidade Universitária é uma questão de saúde pública que diz respeito a todos sem exceção.







Nenhum comentário:

Postar um comentário